História da pscologia
UMA VERDADE INCONVENIENTE
(AL GORE)
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - 2013
Documentário – “Uma verdade inconveniente” – Al Gore
O documentário “Uma verdade inconveniente”, não entra apenas no mérito da consciência ambiental, mas sim, provoca uma verdadeira reflexão sobre uma série de questões em relação às mudanças climáticas, e a influência do ser humano no ambiente em que vive.
Um dos pontos interessantes e didáticos do filme, é que através de descobertas científicas complexas, e estudos que foram realizados durante vários anos em diversas partes do planeta, Al Gore prova que existe de fato uma relação entre o aquecimento global e o desenvolvimento da indústria e outros fatores, como o aumento da população mundial e as modificações causadas no meio ambiente devido à extração de recursos naturais sem preocupação com os impactos causados.
A forma que Gore utiliza para abordar este tema é bastante dinâmica e de simples entendimento, com várias representações gráficas, vídeos e até animações bem humoradas, prendendo a atenção do público com intuito de alertar e ensinar, e promover a interação do público.
Al Gore tem uma extensa vida politica, e recebe muitas críticas de senadores e outros políticos de seu país, pois utilizaas causas ambientais em suas campanhas, principalmente quando concorreu a presidência dos EUA. O país é a maior potência econômica mundial, e ter alguém tão influente engajado em causas ambientais não é vantajoso para o governo, pois, reduzir a emissão de gases na atmosfera significa reduzir a produtividade da indústria, uma vez que a mesma ainda não é preparada para manter o ritmo sem a queima de combustível fóssil.
Outra questão é que tudo o que é produzido de forma sustentável é mais caro, e precisa de investimento para melhorias. Todas estas melhorias levariam tempo para trazer retorno financeiro aos EUA, o que não é interessante para o país mais rico e influente no mundo, que está passando por crise econômica e tem