História da matemática na trigonometria
De acordo com Bongiovanni, (1990), a Matemática faz parte da vida de todas as pessoas, com maior freqüência à medida que os anos vão se passando e uma vez que convive-se e necessita-se de vários tipos de cálculos, figuras geométricas, lógicas, etc e para ser aprendida, é preciso basicamente de motivação.
Segundo Rosa Neto (1987), contar a história da Matemática pode ser uma maneira de ilustrar as aulas e motivar os alunos, uma vez que ela está recheada de fatos interessantes, tais como a vida e as obras dos matemáticos, curiosidades, entre outros assuntos. O ensino de Matemática e a Educação Matemática têm por objetivos: entender a matemática como ciência, e estender a discussão também a Historia da Matemática.
O uso da História da matemática divide-se em: pontos positivos (Considera a realidade do aluno; Contribui para a construção do conhecimento; Anula a sensação da matemática ser uma coisa pronta e acabada; Contextualiza o conteúdo;) e pontos negativos considerados por Vianna (O passado da matemática não é significativo; Não há literatura disponível; O caminho histórico é mais árduo que o lógico).
Salientar a história da trigonometria é de extrema relevância, já que a origem da trigonometria é incerta. Entretanto, pode-se dizer que o início do desenvolvimento da trigonometria se deu principalmente devido aos problemas gerados pela Astronomia, Agrimensura e Navegações, por volta do século IV ou V a.C., com os egípcios e babilônios.
Na história da trigonometria vários teóricos fizeram suas contribuições, dentre as quais merecem destaque as de Hiparco como: produção de uma tabela de cordas; introdução a divisão de um círculo em 360 graus, na Grécia; calculou o tamanho do ano dentro de 6,5 minutos e descobrimento do precession dos equinócios; fez também um estudo cuidadoso do movimento da lua.
Por fim, é importante conhecer idéias para trabalhar Historia da matemática em Trigonometria, tais como: Livros: Dando