História da internet
A internet foi criada em meio a Guerra Fria, onde dois bloco socioeconômicos controlavam o mundo. De um lado o Estados Unidos que tinha como aliados os países de filosofia capitalista, do outro lado a URSS (União das Republicas Socialistas Soviéticas) que controlavam grande parte da Europa Oriental.
Esses dois blocos viviam em uma grande tensão de que a qualquer momento um atacaria o outro e assim, sua filosofia socioeconômica ficaria soberana no resto do mundo.
Em 1957, a URSS lançou o primeiro satélite para o Espaço Sideral, o qual deixou uma tensão enorme nos Estados Unidos sobre o que ele poderia fazer e como se proteger um possível ataque deles. Em resposta a esse lançamento, o Estados Unidos criou a Advanced Research Projects Agency (ARPA), para acelerar o progresso tecnológico do país.
Sob a hipotética ameaça de um ataque nuclear, graças ao lançamento do Sputnik, o Estados Unidos sofria uma possível falha de comunicação e tinham que de alguma forma conectar uma rede de informações para não perder todas as informações militares que estavam centralizadas no Pentágono e um bombardeio todas essas informações iriam se perder.
Em 1962, o pesquisador do Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT) escreveu sobre uma rede descentralizada e mostrando como uma rede onde todos os “nós” seria iguais em status e teriam também autoridade em enviar, receber e criar mensagens.
Em 1969, na Universidade de Los Angeles, começa a funcionar o primeiro ponto de intersecção de dados, ou seja, surge o primeiro “servidor”. Esse é o primeiro nó que possibilitaria todo o sistema de transmissão de dados. Nesse mesmo ano, em outubro, é tentado enviar a primeira palavra através dessa nova rede, essa palavra é “Login”. Curiosamente as primeiras letras chegam, porém na hora da letra “g” o sistema cai.
Depois de várias tentativas e erros, a ARPANET começa a funcionar. Essa rede funcionava através de um Back Bone (1) que