História da Computação
DISCIPLINA: Fundamentos de Hardware e Software
PROFESSOR: Francisco Silvanê
ALUNO: José Tibério Moura da Silva
_______________________________________________________________________
Explosão tecnológica
Nós - seres humanos - estamos habituados para o conhecimento acerca da história. Porém poucos sabem realmente o que foi a história. Desconsideramos várias vezes o surgimento de pequenas coisas que se transformaram em grandes ‘monstros’. Um caso mais conhecido dessa desconsideração é o caso do computador, alguns conhecem que o computador surgiu em 1927 pelo Howard H. Aiken, uma máquina automática popularmente conhecida como o Computador Mecânico Programável. Algum tempo depois esse projeto foi alavancado pela IBM que construiu o Mark I.
Mas, os princípios da computação surgiram de pequenos bastões criados por John Napier (1550-1617) que serviam para cálculos matemáticos. Logo em seguida surgiu a Máquina de Schickard, considerada uma máquina de verdade que efetuava operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão). Com o passar do tempo outros grandes nomes foram utilizando-se de invenções ‘antigas’ para adaptar e criar novas máquinas. Exemplo disso tem Gottfried Wilhelm Leibnitz que criou a Máquina de Leibnitz baseada na Pascaline, uma calculadora digital criada em 1642 por Blaise Pascal.
Assim deu-se a evolução das máquinas que hoje conhecemos como computadores. Nota-se que a evolução nesses anos era muito lenta e que se passavam anos para algo novo ser criado e com justificativa. A comunicação era algo muito difícil. Inventos criados em determinado lugar do planeta durava anos para chegar a outro lugar distinto o que tornava impossível a criação instantânea que temos hoje.
A grande explosão ocorreu a partir do momento em que foram criados os Transistores que substituíram as válvulas nas grandes máquinas o que as tornaram muito menores, e com custo menor, o que provocou uma grande produção