História da arte
Licenciatura em Artes Visuais
Estácio – Campus Brooklin
HISTÓRIA
DA
ARTE
Períodos: Paleolítico – Neolítico – Mesopotâmia - Egito Antigo
1. Paleolítico
Conhecida também como Idade da Pedra Lascada, abrange por volta de 2 milhões de anos a.c até 10.000 a.c.
Divide-se me três subperíodos: Inferior, Médio e Superior. Teve início com o desenvolvimento dos primeiro hominídeos, caracterizando-se pela fabricação de ferramentas (machados, lanças e cajados) a partir de pedra, osso e madeira.
Nesse período, verificamos sociedades nômades que dependiam intimamente da natureza para sua sobrevivência, pois suas atividades tinham como base a caça de animais, pesca e coleta de alimentos por essa razão sempre se deslocavam em busca de um ambiente adequado com água e alimentos, como grutas e vão entre rochas.
O domínio do fogo foi outro fator muito importante, pois essa fase foi marcada com um clima de temperaturas extremamente baixas e de extensas glaciações, o que garantiu a sua sobrevivência permitindo além um maior domínio sobre os animais e melhor condição de vida.
Foi no final do Paleolítico Superior (75.000 a 15.000 a.c.) surgiram as primeiras manifestações artísticas que tinham, sobretudo, elementos do meio ambiente em que os homens viviam. Feitas de uma forma simplista e naturalista eram representadas por figuras de animais (cavalos, mamutes, bois) e tinham como objetivo obter a simpatia dos deuses para um resultado de boas caças. Essas pinturas eram gravadas nas cavernas em suas paredes e tetos rochosos utilizando carvão, terra e sangue. Das esculturas desse período, se destacavam as estatuetas femininas, representadas de forma geral pelo exagero nas nádegas, seios, quadris e vulva. Eram ícones da fertilidade, e da crença das deusas locais. (Vênus de Willendorf).
2. Neolítico
Teve início a 10.000 a.c, com o fim das glaciações e, perdurou até 5.000 a.c com a invenção da escrita pelos Sumérios. É nesse período que os