História da arte
1.A. Comente as frases:
-“Renascimento, a revolução cultural que fundou nosso mundo moderno”
-“O renascimento constitui uma das mais fascinantes aventuras intelectuais da humanidade”
Resposta:
O movimento renascentista foi um período de transição do pensamento medieval para o pensamento moderno. Valores como antropocentrismo, individualismo e racionalismo foram bem fortes nesse período, que muito se igualam ao modo que pensamos nos dias atuais. O homem ali era o centro do universo, em oposição ao pensamento imposto durante séculos pela civilização cristã no período medieval.
Durante essa época, intensificou-se a produção artística e científica, graças aos burgueses e comerciantes que, entusiasmados com as temáticas do Renascimento, praticavam o mecenato, financiando artistas e cientistas a realizarem cada vez mais obras e estudos.
1.B. Explique as características artísticas do Renascimento e a importância de Brunelleschi neste momento. Cite 6 artistas importantes do período.
Resposta:
A valorização da estética da antiguidade clássica greco-romana - eles acreditavam que essa arte tinha um valor muito maior do que a arte da Idade Média -; o homem como centro, sendo agora valorizado e pintado pelos artistas; o uso da perspectiva (para dar sensação de tridimensionalidade/profundidade, cria o efeito ótico dos objetos da pintura se alinhando conforme sua distância “física”, por meio de linhas convergentes que apontam para um único ponto no quadro) proporção, equilíbrio e técnicas naturalistas que proporcionavam obras cada vez mais realistas; a busca pela perfeição e a idelização da beleza; o uso do contraste claro/escuro para dar sensação de relevo como em uma escultura; a configuração das pinturas em forma de pirâmide (que dá mais sensação de tridimensionalidade); e o uso do óleo sobre tela, que proporcionou para os artistas uma melhor representação de texturas, que ajuda a criar essa sensação de tridimensionalidade.
Brunelleschi foi