História da arte
Professora: Maria Paula Palhares Fernandes
Aluno: Raphael Alves Coelho
EXERCÍCIO AVALIATIVO N1:
PARTE 1:
1.A. 1º frase : Até o século 14 a pintura e a arte era tida como um ofício, o artista era um artesão, foi então que em busca de uma forma de expressão, de mostrar algo além de retratar figuras e paisagens, surge o renascimento, onde o homem usando a arte torna- se dono de seu destino e sua vida é não mais retratar quadros com teor sacro ou religiosos sob encomenda da igreja. Foi um momento de questionamento, onde o homem começa a questionar sua existência e o que ele acredita fazendo com que este questionamento atinja todas as áreas desde as artes até a ciência. Podemos dizer que este foi o período que o homem tomou para si o controle de sua existência. Basicamente é assim que o homem começou a questionar a religião, as regras, a sociedade, a ciência e foi o período de maior mudança e descobertas, inclusive o mundo novo, 1500 o Brasil por exemplo, nas artes podemos citar os percussores Albrecht Dürer com o ensino da perspectiva, Dante Alighieri termina a divina comédia e Giorgio Vasari publica a primeira história da arte.
2º frase : As aventuras do renascimento não se limitaram a arte. A busca pela inovação e entendimento levaram grandes navegadores em busca das lacunas que faltavam no mapa e descobrir continentes como o fez Cristóvão Colombo em 1492 e muitas das invenções mecânicas como o relógio. Nas artes Giotto di Bondone pinta “ A deposição de Cristo” onde ele usa pela primeira vez a perspectiva. Leonardo da Vinci um verdadeiro renascentista que era pintor, escultor, engenheiro e cientista realizou vários estudos de invenções que deram origem maquinas modernas, como o helicóptero, por exemplo.
1.B. A grande marca do renascimento é a tridimensionalidade, as figuras não são mais lineares com um fundo dourado. A profundidade e a perspectiva dá vida e realismo que é a