História da Arte
• Fovismo: O fovismo foi um movimento artístico do início do séc xx. Movimento do contraste cromático, uso de cores intensas a arte busca estabelecer a harmônia, tranquilidade e pureza em suas obras. O fovismo trabalha o sentimento em suas obras.
• Henri Matisse é conhecido como o pai deste movimento artístico.
Cor, emoção, sensação, caos, desconstrução ,dinâmica e desequilíbrio.
• Cubismo: Movimento caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela. Essa fragmentação foi tão grande, que se tornou qualquer figura nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.
• Características:
Renúncia à perspectiva;
O claro-escuro perde sua função;
Representação do volume colorido sobre superfícies planas.
Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
Cores fechadas.
• Art Noveau
Estilo artístico que se desenvolve entre 1890 e a Primeira Guerra Mundial na Europa e nos Estados Unidos, se espalhou para o resto do mundo, e que interessa mais de perto às Artes Aplicadas: arquitetura, artes decorativas, design, artes gráficas, mobiliário e outras.
Características: A fonte de inspiração primeira dos artistas é a natureza, as linhas sinuosas e assimétricas das flores e animais. O movimento da linha assume o primeiro plano dos trabalhos, ditando os contornos das formas e o sentido da construção.
Expressionismo: é um movimento artístico que procura a expressão dos sentimentos e das emoções do autor, não tanto a representação objetiva da realidade. A face oculta da modernização, o isolamento, a alienação, a massificação se fizeram presentes nas grandes cidades e os artistas acharam que