História da arte
Voltar-me-ei para um resumo breve do histórico do futurismo, fazendo em seguida um comparativo com a moda desenvolvida por Pierre Cardin, tomando por base uma pesquisa bibliográfica.
O movimento futurista foi um movimento que fez parte, da literatura e das artes em 1909, tal ode indica a modificação e a transformação pela qual a sociedade passou, saindo do romantismo clássico, com pontos suaves, indo para o novo, para era das cores, formas marcadas e visivelmente deformadas, impetrando a chegada de uma nova era, marcada pela diversidade e pela corrida tecnológica.
O futurismo foi um movimento contra o moralismo do passado, rumando a modificações, as características congregam a fragmentação na literatura, falando sobre o que na maioria das vezes é inadmissível, pondo em foco o que era feio aos olhos, compreendendo a lógica da reminiscência, deixando evidente o gosto pela agilidade e dinamismo.
Com as aspirações futuristas tivemos a ruptura dos tons pastéis usando cores vivas que se desvencilhavam das visões estereotipadas. Na arte era imprescindível a sobreposição das imagens com traços com deformativos.
Esse rico movimento congregou funções que partiram para um novo protótipo estético. Por ser de extrema relevância a ação desvelada com o futurismo, artistas e estilistas se voltaram para apreciação e emprego das temáticas propostas pelo mesmo.
Por conta da partícula contributiva deixada, temos hoje renomados estilistas universalmente conhecidos. Pierre Cardin é um modelo clássico que temos, que acabou sendo influenciado pela ação futurista, criando obras que tem pareceres com a temática, voltando-se para algo que vai além dos anos 60, preconizando cores fortes, formas geométricas e temas que se voltam para era espacial, tendo ele sido um dos progenitores do vestido bolha, com tecidos sintéticos.
1. O movimento futurista
O futurismo foi um movimento literário e artístico que teve sua iniciação por volta de 1909. Felippo Marinetti, poeta