HISTÓRIA DA ARQUITETURA
Mariana Paschoini Rodrigues RA: 20239741 Turma: V5A
Diferenças e semelhanças entre as construções dos povos das Américas
NORDESTE
Na região nordeste da América do Norte, era um relevo de planície e uma região de lagos, isso facilitou para as novas aldeias e tribos da época, nessa região possuíam a tribo Unkpapa, Arapaho, Cheynne, Crow, Comanche e blackfeet. Todas essas tribos possuíam a mesma característica de construção, usando a sua estrutura totalmente de madeira, com pilares que eram utilizados como vigas também, e vice-versa. Essas estruturas eram revestidas com couro de animais, geralmente pelo bisão, que é um mamífero típico da época para caça. Uma observação feita, as construções eram pequenas, pois se fosse maior não aguentaria o peso.
Havia também a tribos Wikiup, que utilizava a mesma característica quanto à estrutura, toda feita de madeira, mas a diferença era nas coberturas, feita de palha ou gramínea.
Já as tribos Mandan e Hidatsa tinham estruturas totalmente diferentes das outras tribos, eram feitas também de madeita, mais com uma tecnologia avançada, construindo pilares separados das vigas, precisava ser assim, pois a cobertura era feita de terra, pesando muito mais a estrutura, conseguindo aumentar o tamanho das construções também.
NOROESTE
No Noroeste não haviam muitas colônias, todas que existiam possuíam características parecidas, são as tribos, Algonquin, Chippewa, Kickapoo, Winnebago e Wigwam. As primeiras tribos ainda possuíam as estruturas semelhantes a dos povos do nordeste, estrutura simples em madeira, mas com coberturas em cascas de árvores. Já a colônia Wigwam inovou com estrutura em forma de cúpulas e abóbodas, cobertas com casca de madeira, como a região noroeste é uma região fria dentro da construção havia uma fogueira no centro para esquentar o ambiente.
SUDESTE
O sudeste foi marcado como uma região de grandes construções dos primeiros