Historico informatica
1 – O Primeiro grande passo do homem rumo à ciência e a tecnologia foi a concepção da ideia de número. Na medida em que os cálculos foram se complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se a necessidade de um instrumento que viesse em auxílio, surgindo assim há cerca de 2.500 anos o ÁBACO.
Primeiro instrumento a mecanizar a tarefa da contagem.
ÁBACO
2 – Logo em seguida veio os bastões de Napier que foram criados como auxílio à multiplicação e divisão, pelo nobre escocês matemático John Napier. Napier descobriu os logaritmos e desenvolveu as tabelas de logaritmos e trigonométricas, simplificando os cálculos de multiplicação, divisão, raízes quadradas e ângulos. Mai tarde os logaritmos foram combinados com um dispositivo manual para acelerar os cálculos: as réguas de cálculo, consideradas nossas atuais calculadoras e primeiros dispositivos analógicos da computação.
BASTÕES DE NAPIER
3 – Wilhelm Schickard inventou muitas máquinas, como a que permitia às pessoas calcular datas astronômicas e outra para gramática hebreia.
Sua pesquisa incluía astronomia e matemática. Entre as suas invenções, existiu uma que contribuiu diretamente para os cálculos e conceitos empregados futuramente por outros inventores, considerada uma máquina de verdade que fazia as quatro operações básicas.
MÁQUINA DE SCHICKARD
4 – O filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal criou uma máquina (a Pascalina) para ajudá-lo nos negócios do pai.
A pascalina foi a primeira máquina de calcular mecânica, com base em rodas e engrenagens para realizar somas e subtrações.
PASCALINA
5 – Patridge com base nas experiências de Napier inventou a régua de cálculo, pequena régua deslizante sobre uma base fixa em que havia diversas escalas para a realização de determinadas operações. Esse dispositivo de cálculo foi muito utilizado até os anos setenta, quando foi substituído pelas calculadoras