Historico da computação movel
Histórico da computação móvel
A evolução da computação móvel passa por várias etapas. É interessante observar pontos marcantes dessa trajetória que começa com Hans Christian Oersted, em1820, quando descobre experimentalmente que a corrente elétrica produz um campo magnético. O primeiro sistema de comunicação foi o telégrafo, que já na metade do século XIX permitia a transferência de palavras faladas a longa distâncias pelo código Morse. Esse sistema era baseado na comunicação com fio. As equações de Maxwell, descrevendo a propagação de ondas eletromagnéticas, e os experimentos de Heinrich Hertz, foram a base para a descoberta da radiotelegrafia por Marconi, no final do século XIX.
Em 1901, o Oceano Atlântico era atravessado por sinais de rádio. Este foi o início dos sistemas de comunicação sem fio. O telefone foi um segundo sistema de comunicação, evoluiu rapidamente e tornou-se uma tecnologia complementar ão telégrafo durante muitos anos.
O início do século XX é marcado pela conexão via fios de cobre dos setores comerciais dos EUA. Já em 1928 existia um telefone para cada cem habitantes nos EUA.
A tecnologia digital veio acelerar ainda mais esse processo . Os computadores surgem como uma terceira geração dos sistemas de comunicação, antecipada pelos centros de processamentos de dados dos anos sessenta, surgimento dos terminais dos anos setenta e das redes de computadores dos anos oitenta. Mas, as características de comunicação com fio e o elevado custo de acesso remoto ainda predominam. Esses fatores tornaram os sistemas sem fio atraentes, mas eles ainda dependem significativamente das redes fixas. A evolução tecnológica seguiu os seguintes passos:
1820 - Hans Christian Oersted descobre experimentalmente que a corrente elétrica produz um campo magnético. Andre Marie Ampère (1775 – 1836) quantifica essa observação na Lei de Ampère( Lei de Ampère é a lei que relaciona o campo magnético sobre um laço com a