Historica
Sobre o sistema de Capitanias Hereditárias implantado no Brasil pela Coroa Portuguesa, assinale a alternativa incorreta.
A) O sistema funcionou perfeitamente, permitindo à metrópole a sua manutenção durante todo o período da colonização.
B) A terra era intransferível, mas com caráter hereditário.
C) A longa faixa de terra situada entre a linha de Tordesilhas e o litoral brasileiro foi dividida em 15 lotes que compreendiam 14 capitanias distribuídas a 12 capitães donatários.
D) O donatário tinha o direito de conceder terras para outras pessoas administrarem (sesmarias).
E) A regulamentação da doação era feita através de dois documentos, o foral que estabelecia os rendimentos dirigidos à Coroa e ao donatário, e a Carta de Doação que definia as condições de posse da capitania.
Com relação à chegada dos portugueses no Brasil no início do século XVI, assinale a única alternativa que esteja descontextualizada a este momento histórico.
A) Com relação à chegada dos portugueses ao nosso território convém ressaltar que existe controvérsias em torno desse acontecimento, pois muitos historiadores contestam o fato de que os portugueses chegaram ao Brasil por “acaso”.
B) O fato de o Tratado de Tordesilhas, definido com os espanhóis em 1494, passar bem na foz do rio Amazonas, indica que Portugal estava disposto a tomar posse das terras que o Tratado lhe conferia e, assim, aproveitou a viagem de Cabral para fazê-lo em sigilo.
C) Na realidade, não podemos fazer nenhuma afirmação, muito menos alguma análise desse período, uma vez que não existem documentos oficiais a este respeito.
D) Há uma corrente historiográfica que afirma que Portugal supunha, ou sabia, que as terras existiam, explicando a luta pelo tratado de Tordesilhas.
E) Para alguns historiadores, os indícios um tanto vagos a esse respeito deste momento histórico não bastam para comprovar seguramente a tese de que