HISTORIA
“Para Ruskin, realizar com verdade é realizar manualmente, e realizar manualmente é realizar com alegria” – (os pioneiros do desenho moderno – Nicolas Pevsner).
Segundo o autor, a máquina tinha a função de simular a aparência de um rico trabalho a mão, sem ter de enfrentar a despesa correspondente. Defende sua ideia com a seguinte frase: “Você usa uma coisa que pretende possuir um valor que não possui, que pretende possuir um custo e uma consistência que não possui, é um abuso, uma vulgaridade, uma impertinência e um pecado. Jogue-a fora, reduza-a a pó; deixe, antes, na parede seu traço não acabado, você não pagou para tê-la, não tem nada a fazer com ela, não tem necessidade dela.”. (The Lamp of Truth, XIX, p. 54 da edição cit.)
A partir daí, Ruskin faz várias comparações entre artesanato e máquina, e começa a expandir seus pontos de vista. Como dito anteriormente, ele trata com amplidão seu conhecimento cultural, e quanto à arquitetura ele da a seguinte definição: “Arquitetura é a arte que dispõe e adorna os edifícios construídos pelo homem, para qualquer uso, de tal modo que sua vista possa contribuir para sua saúde mental, para sua eficiência e para seu prazer”. (The Lamp os Sacrifice, I, p. 7 da edição cit.)