Historia e Marketing da empresa Marcopolo
Em 1972, inicia a produção de micro-ônibus com o lançamento do Marcopolo Jr. Também naquele ano, recebe o prêmio referente ao Sucesso em Marketing oferecido pela Souza Cruz. Em 1973, a Marcopolo associa-se a Cummins Company, fabricante mundial de motores, e à Van Hool, fabricante belga de carrocerias, para a criação da Cummins Nordeste, Naquele ano participa de uma feira internacional em Bruxelas, Bélgica, apresentando o micro-ônibus Marcopolo Jr. Ainda em 1973, Raul Tessari, hoje diretor corporativo, passa a compor o quadro de colaboradores da empresa. Em 1974, lança os modelos rodoviários Marcopolo III e urbana Veneza Expresso. Recebo o prêmio Exportação, conferido pela ADVB/RS. Naquele ano, ingressa no mercado africano com a venda de tecnologia e carrocerias em CKD para a empresa Mark Coffie Engeneering Ltd., De Accra, Ghana.
Porém a integração entre as áreas envolvidas nos processos da empresa se dá, sempre que necessário de maneira absolutamente normal. A engenharia e produção acabam interagindo sempre que um processo e/ou produto novo precisa ser desenvolvido, sem falar nas operações normais do dia-a-dia. Engenharia e Marketing envolvem-se na discussão de uma nova solução. Laboratórios e Áreas de Compra e Suprimentos é outro exemplo bastante comum de constante interação.
Portanto a tecnologia é responsabilidade da Engenharia. Existe a área de Desenvolvimento de Novos Mercados e Produtos, definida cerca de dois anos atrás, que contempla o conceito de Marketing. Existe uma equipe que sai à procura de oportunidades, tanto no mercado interno quanto no externo, e traz a ideia de que poderia ser desenvolvido para atender a determinado mercado.
Marcopolo nos dias atuais.
Marcopolo – A estratégia inédita e bem-sucedida de construção e gerenciamento de uma marca B2B nas mídias sociais
A Marcopolo completou 63 anos de trajetória em 2012 e destaca-se por focar suas atividades na filosofia de