Historia resumo
Egito e Mesopotâmia foram grandes civilizações da antiguidade graças a sua localização, Egito ao rio Nilo e a mesopotâmia ao rio tigre e o Eufrates.
Uma diferença importante do Egito antigo e a mesopotâmia, o isolamento do Egito antigo lhe proporcionou estabilidade política e econômica.
Povos da antiguidade que tenham contato com outros povos com rotas comercias, era considerados alvos de muitas invasões estrangeiras, no caso povo hebreu que ficava numa rota comercial.
O povo Egito antigo era politeísta (Deuses Ísis e Osíris), mas na época do Farol Amenósfis IV ele tentou implantar o Monoteísmo na religião egípcia, chamando o Deus de Aton Deus de todo o Universo, criador de todo o mundo, ele acabou tirando o poder dos sacerdotes. Com sua morte tudo volta a ser como era antes.
Os Babilônios acreditavam em Demônios e espíritos malignos, os persas acreditavam em uma força do bem e uma do mal, e esperava o dia em que o bem venceria o mal e purificaria o mundo.O cristianismo judaísmo e o islamismo tem grande influencia da religião Persa. O povo Hebreu passou por varias culturas na antiguidade, ate voltarem há Palestina e fundando Israel.
Os Cretenses e os Fenícios dominaram o comercio no mar na antiguidade, com a invasão dos grego a Creta a Fenícia passou a dominar,algo marcante na navegação foi quando eles chegaram na região hoje da Inglaterra.
No período Homérico, Grécia viveu um tempo em que a coletividade pairava, ou seja, a terra era cultivada coletivamente, e a produção repartida a todos, a preocupação maior era assegurar a sobrevivência.
Mas a Grécia Homérica não foi apenas um período de grande coletividade entre os povos, com crescimento populacional as disputas terra logo aconteceram divisão social na Grécia , uma sociedade aristocrática que se achava superior.
Fim do tempo Homérico e marcado pela grande concentração de grandes centro como Atenas e Esparta e a fundação de muitas colônias Gregas em partes do continente Europeu Africano.