historia do saneamento da ilha do maranhão
É amplamente reconhecida a importância dos serviços de água tratada e de esgoto sanitário para a saúde, bem-estar das pessoas e essenciais à vida. A palavra saneamento deriva do verbo sanear, que significa tornar sadio. Assim, saneamento de um curso de água é a recuperação da qualidade original da água do local de forma que possa ser usada com segurança pelas pessoas.
No Brasil, parte considerável da população ainda reside em áreas em que as condições de saneamento básico são precárias, ou seja, onde as condições mínimas de higiene não são atendidas. A cidade de São Luís apresenta um descompasso entre o atendimento à demanda dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, devido à expansão demográfica da cidade, associado a um acelerado processo de ocupação dos espaços urbanos, agravado pela falta de planejamento e investimento nos serviços de saneamento básico nas áreas urbanas.
Conforme dados da Companhia de Água e esgoto do Maranhão (CAEMA), fundada em 06 de junho de 1966, neste mesmo ano, somente 4% da população maranhense dispunha de água potável e 1,4% de rede coletora de esgoto sanitário. Tendo em atenção à importância que o saneamento básico apresenta na sociedade moderna, iremos abordar neste trabalho sobre a história do abastecimento de água e redes de esgoto na cidade de São Luís – MA, fazendo um parâmetro desde o início das primeiras medidas sanitárias até os dias atuais.
2 - OBJETIVO GERAL
Discorrer sobre os aspectos históricos dos sistemas de abastecimento de água e de esgoto sanitário da cidade de São Luís-MA.
3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Fazer uma cronologia, mediante um enfoque histórico, das medidas voltadas para o serviço de abastecimento de água e de esgoto sanitário da cidade de São Luís;
Apresentar os principais recursos hídricos utilizados, ao longo da história, para alimentação das Estações de Tratamento de Água (ETA) da cidade de São Luís;
4 - METODOLOGIA O