Historia do radio em datas
A BUSCA DO HOMEM PARA COMUNICAR ATRAVÉS DO ESPAÇO
A RÁDIO E A SUA ESFERA DE INFLUÊNCIA
Para a maior parte das pessoas a palavra "rádio" significa transmissão de palavra e música, e de uma maneira menos alargada, comunicação com ou entre veículos em movimento, tais como automóveis, barcos ou aviões ou entre dois pontos. Com o rápido desenvolvimento da rádio, desde os finais do Séc. XIX até aos nossos dias, ela tornou-se numa multiplicidade de aparelhos e técnicas que tiveram um enorme impacto no mundo cientifico e na sociedade em geral.
O interesse primário de Hertz foi o de demonstrar experimentalmente em laboratório as acções de electromagnetismo prognosticadas por Maxwell, cerca de 20 anos antes. Longe de imaginar estavam, os primeiros investigadores, que um dia a rádio seria utilizada para sondar os céus e o espaço interplanetário, bem como o interior do próprio átomo. Os esforços de Marconi e dos seus contemporâneos, estavam voltados para a descoberta de um meio de comunicação a longas distâncias, sem o beneficio de fios. Chamaram-lhe "sem fios".
AS COMUNICAÇÕES - E PARA ALÉM DELAS
Provavelmente, a primeira das formas de comunicação do homem foi através dos sons, tal como entre os outros animais.
Estes sons transformaram-se gradualmente na fala do homem moderno, que usa a linguagem como um código. Contudo, aprendeu também a comunicar através de sinais visuais. A curtas distâncias, ele usava as mãos e os braços. Para maiores distâncias aprendeu a utilizar semáforos, bandeiras, o heliógrafo e durante a noite, luzes. Os sinais de fumo impunham muitas limitações ao conteúdo das mensagens que podiam transportar.
Para grandes distâncias, os sinais sonoros e visuais podiam ser retransmitidos de um ponto para outro. Se a velocidade da transmissão do sinal não fosse muito importante, o homem podia enviar uma mensagem oral ou escrita através de grandes distâncias, utilizando corredores ou cavaleiros operando