Historia do Pensador Marx Weber
Alemanha.
1864-1920.
Eminente sociólogo, economista, pesquisador e estudioso escreveu diversos livros. O mais importante deles A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo foi defensor do liberalismo econômico e atacou veementemente a teoria marxista da história política do mundo.
Max Weber nasceu na cidade de Erfurt, Turíngia, Alemanha, em 21 de abril no ano 1864, sendo reconhecido como acadêmico nomeado professor de Economia da Universidade de Heidelberg. Entre 1900 e 1918, por motivo de saúde teve de ficar afastado do magistério e, mesmo nesse período considerado propício a sua recuperação, não deixou de estudar, lendo muito e formulou grandes teorias em referência aos fundamentos da Sociologia.
Em sua ausência no magistério colaborou com os principais jornais da Alemanha, escrevendo a respeito de diversos temas e, ao mesmo tempo, grandes palestras realizadas em instituições educacionais, ficando respeitado e famoso academicamente no mundo todo.
Max Weber foi definido com um dos fundadores da Sociologia moderna, considerando também as figuras exuberantes de Comte, juntamente com Karl Marx e Durkheim. Apesar de nem sempre todos pensarem as mesmas coisas, Marx era inimigo de Weber, por imaginá-lo representante do pensamento burguês conservador.
Alguns livros seus são de fundamental importância para o entendimento da Sociologia: Economia e sociedade, sobretudo, quando o referido desenvolveu uma crítica às ideologias marxistas a respeito da sociedade de classes sociais formuladas por Marx.
O outra obra de grande valor acadêmico, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, realizou uma fabulosa investigação, naturalmente ideológica, como se o protestantismo fosse responsável pelo surgimento do capitalismo, não contrariamente, como subproduto do mesmo.
O catolicismo uma ideologia indiretamente sugerida metaforicamente como sustentação do Antigo Regime.
Segundo Weber a ética do