Historia do movimento operário no Brasil
HISTÓRIA DO MOVIMENTO OPERARIO NO BRASIL
ALUNOS (AS): REIZANE MARIA, JANINE NOGEIRA, JESSYCA ALANNY, LANDE DIESSYCA E THALLYSSON ALVES.
2° C
Aparecida de Goiânia- GO
Novembro de 2013
Está pesquisa tem por objetivo relatar brevemente a historia do movimento operário no Brasil.
Desde a vinda dos imigrantes para o Brasil para trabalhar como operários, e o inicio da luta destes junto com os conterrâneos afim de melhorias. Até o seu desfecho, onde foram criados os antigos, e digo até primogênitos, partidos brasileiros.
Tanto a pesquisa como á elaboração do relatório foram feitos na internet, em computadores pessoais. E foi complementada por depoimentos de conhecidos.
Em 1900, o Brasil possuía em torno de 55mil operários. As primeiras indústrias surgiram no final do século XIX e a classe operária era composta em sua maioria-cerca de 90%- por imigrantes. Inicialmente, a imigração foi estimulada pelos chamados Barões do Café, na década de 1870, no Estado de São Paulo, política impulsionada pelas revoltas escravas em todo o país que viria a culminar na abolição da escravidão no final da década seguinte. Essa tendência teve grande crescimento principalmente nas duas últimas décadas do século XIX, quando o número de imigrantes italianos ultrapassou um milhão.
No final do século xix, por influência dos imigrantes estrangeiros que vieram para o país para trabalhar nas lavouras de café, se deu o movimento operário no Brasil. Esses imigrantes eram, em sua maioria, italianos, alemães, japoneses e poloneses.
A predominância dos imigrantes europeus fortemente influenciados pelos princípios anarquistas e comunistas. As principais teorias sociais difundidas no Brasil foram o socialismo cientifico e o anarquismo.
A teoria socialista, mais precisamente o socialismo científico, teve sua origem nos pensamentos de Karl Marx (1818-1883) e exerceu importante papel na articulação dos operários. O