Historia do Handebol
Atribui-se a invenção do Handebol ao professor Karl Schelenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a Primeira Guerra Mundial. No início, o Handebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40 x 20 m, e eram ao ar livre. Pouco depois, em campos de dimensões maiores, o desporto passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa.
Em 1927, foi criada a Federação Internacional de Handebol Amador (FIHA), porém, em 1946, durante o congresso de Copenhaga, os suecos oficializaram o seu handebol de salão para apenas 7 jogadores por equipe, passando a FIHA a denominar-se Federação Internacional de Handebol (FIH), e o jogo de 11 jogadores passou para segundo plano.
Em 1933 foi criada a federação alemã que, três anos depois, introduzia o Handebol nos Jogos Olímpicos de Berlim. Em 1954, a FIH contava com 25 nações. No dia 26 de fevereiro de 1940, foi fundada, em São Paulo, a Federação Paulista de Handebol, mas o desporto já era praticado no Brasil desde 1930. Até 1950, a sede da FIH era na Suécia. Transferiu-se no ano seguinte para a Suíça.
A primeira vez que o Handebol foi disputado em Jogos Olímpicos foi em 1936, depois foi retirado e voltou em 1972, já na sua nova versão (de 7 jogadores) e em 1976 o Handebol feminino também passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos.
Fundamentos Básicos dos Handebol
1. Distância da área
Ao contrário dos outros esportes, somente o goleiro pode ficar na área, que fica entre a linha de fundo e a de 6 metros. Quem adentrar este espaço sofre punição de um lance livre a não ser que seja depois de ter feito um gol.
2. Goleiro
Neste esporte, o goleiro é bastante privilegiado, pois pode se movimentar por toda a quadra. Além disso, é a única pessoa que pode usar os pés para bater na bola, seja defendendo ou rebatendo alguma jogada enquanto estiver dentro da área (nos demais locais do campo deve jogar como os