Historia do Design
A BMW comprometeu-se a usar tecnologia avançada e a melhorar constantemente desde os seus primeiros passos na construção de veículos. Os pioneiros estabelecidos na Alemanha incluiam o experiente aviador Gustav Otto e o proprietário da Rapp Motorenwerke, uma fábrica de motores de aviões, Karl Rapp. Estes homens combinaram esforços a fim de iniciar uma verdadeira indústria aeronáutica, sediada em Munique, para servir o exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial fornecendo-lhes os aviões. Assim, em 1913, nasce a empresa que seria o ponto de partida para a BMW.
Foi apenas em 1917 que uma reestruturação muito profunda da empresa exigiu que o seu nome fosse alterado para Bayerische Motoren Werke GmbH. A BMW AG que hoje conhecemos foi oficialmente registada em Agosto de 1918. Quando a guerra terminou os aviões militares já não eram necessários, ou seja, todas as fábricas que se dedicavam apenas à construção de veículos para a guerra, como o caso da BMW, assistiram a uma queda dramática da procura e foram forçados a parar a produção. A fábrica da BMW também fechou, mas não permaneceria assim por muito tempo.
No início de 1919 as portas abriram-se novamente e a atenção da empresa estava centrada em fabricar novos produtos. O trabalho incansável do departamento de design deu origem a motores para vários tipos de veículos, como automóveis, camiões, motorizadas e barcos. A BMW também começou a produzir travões de certa forma para garantir a continuidade da empresa.
Embora a BMW se tenha renovado como designer e construtora de motores, a produção foi deslocada para as motorizadas em 1923, ano em que lançaram o seu modelo R 32. Em 1927 a fábrica alemã comprou a Dixi, uma empresa fabricante de automóveis, e adotou o seu carro como o primeiro carro BMW, o BMW 3/15. A fábrica começou a produzir oficialmente estes automóveis em 1928, já os seus próprios carros originais só começaram a ser desenvolvidos e produzidos em 1933.
Durante o período