Historia Do Codigo De Barras
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
UNIDADE JAPIIM
HISTÓRIA DO CÓDIGO DE BARRAS E RFID
MANAUS/OUTUBRO
2014
LUCAS IPUCHIMA MONTEIRO
PERIODO 2° LOG 024 TURNO: MATUTINO
HISTÓRIA DO CÒDIGO DE BARRAS E RFID
MANAUS
2014
INTRODUÇÃO
Hoje em dia não se compra nada sem um código de barras. Eles se tornaram tão comuns e frequentes que nem reparamos mais. Mas de onde surgiu essa ideia?
A ascensão do código de barras começou com um problema fundamental: a necessidade das indústrias de lerem milhões de dados de forma extremamente rápida.
Desde o nascimento do comércio, formas de facilitar e agilizar o processo de compra e venda foram criadas, visando atender melhor e ao maior número de pessoas possíveis. Como a identificação das mercadorias, muitas vezes era falha e confusa, medidas como a ampliação do estabelecimento e o aumento do número de atendentes eram suficientes, ,mas não diminuíam o incômodo da espera do cliente pelo produto, nem o transtorno dos proprietários. Com o desenvolvimento de cada vez mais variedades de produtos e comércios, viu-se então a necessidade de criar uma forma ágil de leitura e identificação dos produtos.
O propósito deste TRABALHO é discutir a importância do código de barras usado atualmente, apontar novas tendências tecnológicas para a substituição deste modelo por modelos mais modernos, e mostrar o avanço tecnológico e a variação de área onde possa ser aplicada e alguns benefícios que pode trazer ao mercado atual.
HISTORICO DO CODÍGO DE BARRAS
As primeiras pessoas a resolverem esse problema foram dois estudantes da Universidade de Drexel, que emitiram uma patente em 1952 para um símbolo que poderia ser lido em qualquer direção.
O alvo eram as mercearias (mercadinhos), mas a tecnologia necessária para lê-lo, francamente, não era das melhores: embora os inventores fossem capazes de entender o que as linhas significavam, eles não conseguiram criar um scanner que fizesse o mesmo.