historia do brasil
HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL: 1840-1889)
CAPÍTULO 1 – A TEORIA DE HISTÓRIA DA ECONOMIA POLITICA CLÁSSICA
1- Escreva um texto resumindo os pontos-chave da teoria de história da economia política clássica:
David Hume bebe da fonte do Renascimento escocês para criar a filosofia moral, e junto com ela, a concepção de história da economia política clássica. Para entendermos esta teoria, devemos levar em conta que mesmo na Antiguidade já se observavam os fenômenos levando em consideração o seu aspecto de evolução. Para Hume, Mandeville e Ferguson, a idéia de evolução está ligada à um caráter social e humano. Uma das características mais essenciais da concepção de história dos liberais clássicos é a forma que definem a composição da espécie humana: os seres humanos agem tendo como motivação os seus julgamentos. Desta forma, a idéia de evolução espontânea e adaptativa toma força. Hume afirma que o homem, levando em conta os seus desejos, nasce pra agir, considerando o que é bom e o que é mal. Suas atitudes são influenciadas sempre por estas considerações. Para ele o homem age sempre influenciado pelos seus valores, sedo que esta idéia é o princípio d concepção da história da economia política clássica.
Por fim, a base da economia política foi a filosofia escocesa, sendo que Mandeville colaborou fundamentalmente na definição de filosofia moral e sua aplicação aos problemas econômicos. A evolução da história precisa ser observada por seu caráter adaptativo e acidental que oportuniza a transmissão de valores.
CAPÍTULO 2 – A HEGEMONIA DO COMPLEXO CAFEEIRO NO PERÍODO IMPERIAL
1- Explique quais foram as implicações da supremacia do complexo cafeeiro durante o final do Brasil Imperial:
Observando as tabelas que apontam a participação dos produtos na exportação brasileira de 1821 à 1900, percebe-se claramente a hegemonia do café originada pela desarticulação da diversificação da economia do país.
No fim