Historia do bairro santo andré
Maria Jessika De Oliveira Delpupo
O bairro Santo André no município de Cariacica foi formado através do agrupamento dos loteamentos de Vila Rica, Flor do Campo e Santo André e fundamentado e regulamentado por lei municipal na data de 15 de abril de 2010, por meio de lei aprovada em câmara municipal n° 4772/10. A Lei 4772/10, faz parte do plano de organização territorial de Cariacica e tem a função de regulamentar os limites geográficos dos bairros de Cariacica.
A área do loteamento Santo André pertencia ao Senhor João Buback, sendo feita a regularização do loteamento na Prefeitura Municipal de Cariacica em 15 de janeiro de 1978. A propriedade se localizava desde onde é o atual Terminal Antário Filho conhecido como Terminal de Campo Grande ate a divisa com o loteamento de Vila Rica. O loteamento de Vila Rica onde a área pertencia à Marazul Imóveis L.T.D.A foi aprovado na prefeitura do município em 23 de julho de 1979. Já o loteamento de Flor do campo foi aprovado em 20 de julho de 1984, era de propriedade da América Imóveis L.T.D.A.
O bairro de Santo André teve como uns de seus primeiros moradores o Senhor José Angelo Oliveira e o Senhor José Ferreira Machado. Em entrevista com o senhor José Ferreira Machado, conhecido como Zé Machado que junto de sua família foi o terceiro morador do bairro, chegando neste em 1972 vindo do Município de Afonso Claudio em busca de melhores condições de vida. Tendo em vista que a década de 1970 é marcada pela chamada “industrialização da agricultura” onde o quadro que se forma no campo brasileiro é de uma estrutura fundiária pautada na concentração de terra nas mãos de uma minoria, com uma produção voltada para a exportação e para servir como matéria prima para a indústria, com diminuição da produção de alimentos para o consumo interno e marginalização dos pequenos produtores rurais e enorme transferência da população do campo paro a cidade. A escolha do local foi influenciada pelo valor