Historia de warx weber
2471 palavras
10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DISCIPLINA: TEORIAS SOCIOLOGICAS ALUNA: EMANUELE VALLES DA SILVAA HISTORIA DE MAX WEBER
INTRODUÇÃO
Neste trabalho estudaremos a vida completa de Max Weber e como conseguiu se tornar um dos três principais sociólogos contemporâneos junto com Émile Durkheim e Karl Marx, que através de seus livros como Economia e Sociedade, e a Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo mostraram o seu forte posicionamento voltado para a compreensão da sociedade capitalista. Seus estudos foram direcionados para a explicação de forma mais definitiva alguns conceitos como as classes, os partidos e os tipos- ideais dessa mesma sociedade.
Sua principal tarefa era que os indivíduos compreendessem sem precisar usar a força ou impor-lhes o seu método e que o aceitassem de acordo como seu próprio entendimento, por isso ele usa exemplos do cotidiano para que todos que tenham interesse venham o compreender de forma simples os seus ensinamentos.
Para ele a sociologia é algo puro que a sua essência traz significados empíricos, ou seja, que podemos experimentá-los, colocar em prática e em virtude disso se torna uma adequação da realidade ou da racionalidade.
Se faz necessário compreender o passado e o presente para usufruirmos no futuro, tornando mais seletivo as nossas escolhas é através disso que o seu método baseia-se nas estruturas conceituais e é isso que a partir de agora estudaremos profundamente o seu pensamento e em que contexto histórico ele foi inserido.
1- A Vida, Contexto Histórico e Obras
Maximillian Carl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864 — Munique, 14 de Junho de 1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia moderna junto com