historia da vida na terra
Eras geológicas A terra foi dividida em eras e períodos, de acordo com os depósitos fossilíferos. As eras foram estabelecidas no início do século XIX pelos paleontólogos, especialistas em fosseis, as seguintes denominações: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Subdivididas em períodos, a última ainda desdobrada em épocas, devidos ao fato de ter havido um aumento considerável no número de espécies.
Eras Arqueozoica e Proterozoica As eras Arqueozoica e Proterozoica representam 80% da idade da terra do período Pré-Cambriano: denominada por anteceder o primeiro período da era Paleozoica, o Cambriano. Era Arqueozoica, mais antiga era geológica e abrange o período de consolidação da crosta terrestre e formação das rochas mais antigas da terra. Inicio 4,6 bilhões de anos e durou mais de 2 bilhões de anos. Rochas calcárias contendo compostos de carbono, os estromatólitos, que indicam presença de seres vivos. Era Proterozoica durou quase 2 bilhões de anos e apresenta inúmeros microfósseis, especialmente de cianobactérias, bactérias e protozoários. Os mares da época achar-se repletos de organismos unicelulares. Os primeiros pluricelulares formaram-se no final dessa era.
Era Paleozoica 600 milhões de anos Paleozoico, quando foram formados os primeiros registros fósseis da maioria dos filos conhecidos. Mais antigos encontrados em sedimentos marinhos, durante milhões de anos a vida em nosso planeta, desenvolveu-se exclusivamente no