historia da radiologia
Como grande parte da radiografia diagnóstica geral envolve o exame de ossos e articulações, a osteologia (estudo dos ossos) e a artrologia (estudo da articulações).
Osteologia: O esqueleto do adulto é formado por 206 ossos distíntos, que compõem a estrutura de todo o organismo. Determinadas cartilhagens, como as encontradas nas extremidades dos ossos longos, também são incluídas como parte do esqueleto.
O esqueleto adulto é dividido em esqueleto axial e esqueleto apendicular.
Esqueleto axial: Abrange todos os ossos localizados no eixo central do corpo ou próximo a este. O esqueleto axial adulto é formado por 80 ossos, incluindo o crânio, a coluna vertebral, as costelas e o esterno.
Esqueleto Apendicular: É formada por todos os ossos dos membros superiores e inferiores (extremidades) e os círculos do membro superior e inferior. No esqueleto apendicular do adulto existem 126 osso distintos.
Classificação dos Ossos: Cada um dos ossos do corpo pode ser classificado de acordo com sua forma: Ossos longos, ossos curtos, ossos planos, ossos irregulares.
Ossos longos: Compõem-se de um corpo e duas extremidades. São encontrados apenas em esqueleto apendicular, são: o úmero, fêmur etc.
Ossos curtos: São analogamente cubóide e encontrados apenas nos punhos e regiões do tarso. Os ossos curtos são formados principalmente por substância esponjosa e recobertos superficialmente por uma fina lâmina de substância compacta.
Ossos Planos: Consistem de duas lâminas de substância compacta com substância esponjosa e medula óssea entre elas incluem a calvária (tampa do crânio), esterno, costelas e escápula. O estreito espaço entre as superfície interna e externa dos ossos planos do crânio é conhecido como díploe. Os ossos planos oferecem proteção para o conteúdo interno e amplas superfície para a fixação de músculos.
Ossos Irregulares: Possuem formas peculiares estão reunidos na última categorias. As vértebras,