Historia Da Pintura No Brasil
Se começarmos a falar da historia da pintura no brasil podemos remontar ao período da pré-história, já se sabe de murais pintados a 32 mil anos atrás descobertos na região da serra da capivara no Piaui, podemos citar muitos sítios arqueológicos do período pré-historico, murais que representam pinturas de caça e animais. Ao falarmos da pintura no brasil antes da chegada do colonizador, pouco se sabe, os índios afinal não pintavam aos moldes Europeus, usavam a tinta para fazer pinturas corporais elaboradas cheias de arabescos e ornamentos, além de tingir objetos de cerâmica e madeira. Os índios não usavam a pintura como método de representação, a utilizavam como ornamento para cerimonias religiosas e ornamento de objetos dentro do culto religioso, para citarmos tesouros dessa arte, podemos citar um bom acervo de peças da cultura marajoara e tapajós.
Todavia o colonizador pouco aproveitou os tesouros da arte indígena da pintura quase ignorando-a por completo, trazendo ao novo mundo os moldes e praticas da pintura europeia, da cultura europeia em geral. Podemos citar Roberto Burle Marx que diz que a arte do brasil colonial é em todos os aspectos, a arte da metrópole portuguesa, arte transplantada de Portugal e realizada com materiais e mão-de-obra locais. Não aproveita-se o que já existe aqui, existe uma vontade do homem europeu de descobrir e inspecionar o chamado Novo Mundo, mas sua cultura local é completamente ignorada. É importante entender a divergência entre a cultura indígena local e a cultura vivida em Portugal, quando o descobridor chega no brasil Portugal vive o período Manuelino, de um Gótico tardio combinado a herança românica e profundas raízes deixadas pelo período Moçarabe e influencias orientais trazidas das primeiras rotas comerciais traçadas no inicio do mercantilismo.
Os índios brasileiros ao contrario dos andinos ainda situavam-se como classificam alguns historiadores, na idade do ferro. Suas construções eram frágeis