historia da internet
Paul Baran é considerado como um dos atores principais da criação da Internet. Ele teve a idéia, em 1964, de criar uma rede com a forma de uma grande tela. Tinha percebido que um sistema centralizado era vulnerável porque a destruição do seu núcleo provocava a destruição das comunicações. Criou então uma rede híbrida de arquitetura em estrela e com malhas, na qual os dados se deslocariam de forma dinâmica, “procurando” o caminho menos sobrecarregado, e “esperando” se todas as estradas estivessem sobrecarregadas. Esta tecnologia foi chamada “packet switching”.
O ARPANET
Em Agosto de 1969, independentemente de qualquer objetivo militar, a rede experimental ARPANET foi criada pelo ARPA (Advanced Research Projeto Agency , dependente do DOD, Department of. Defende) para ligar quatro instituições universitárias:
• O Stanford Institute;
• A universidade da Califórnia em Los Angeles;
• A universidade da Califórnia em Santa Bárbara;
• A universidade de Utah.
A rede ARPANET é hoje considerada como a rede precursora da Internet. Comportava já naquela época certas características fundamentais da rede actual :
• Um ou vários nós da rede podiam ser destruídos sem estar a perturbar o seu funcionamento;
• A comunicação entre máquinas fazia-se sem máquina centralizada intermédia;
• Os protocolos utilizados eram básicos.
O correio eletrônico
Em 1971, Ray Tomlinson criou um novo modo de comunicação: o correio eletrônico. O conteúdo deste primeiro e-mail era o seguinte:
QWERTYUIOP
O modelo Baran
Paul Baran é considerado como um dos atores principais da criação da Internet. Ele teve a idéia, em 1964, de criar uma rede com a forma de uma grande tela. Tinha percebido que um sistema centralizado era vulnerável porque a destruição do seu núcleo provocava a destruição das comunicações. Criou então uma rede híbrida de arquitetura em estrela e com malhas, na qual os dados se deslocariam de forma dinâmica, “procurando” o caminho menos