historia da copa
A Copa do Mundo FIFA é o torneio de futebol mais famoso do mundo. Ela é uma competição internacional de futebol que é realizada a cada quatro anos e foi criada em 1928, na França.
2 MASCOTES DAS COPAS
As Copas do Mundo, organizadas pela FIFA, passaram a ter mascotes somente em 1966, quando a disputa aconteceu na Inglaterra.
Desde então, teve os seguintes mascotes:
Willie – Inglaterra (1966) Willie foi o primeiro mascote oficial de uma Copa do Mundo. Criado pela Inglaterra, o “leãozinho” era um mascote muito simpático. Ele foi feito pelo artista Reg Hoye, que inspirou-se no seu filho para desenhar Willie.
Juanito Maravilha – México (1970) Juanito foi o primeiro mascote “humano” de uma Copa do Mundo. O garotinho tinha características de um mexicano, e parecia ser bem simpático.
Tipp e Tap – Alemanha (1974) Os mascotes Tip e Tap possuíam um desenho bem simples, e deixavam a barriga a mostra assim como o mascote anterior, Juanito.
Gauchito Mundialito – Argentina (1978) Na versão argentina, o mascote da Copa do Mundo de 1978 era um garotinho com características “bem argentinas”.
Naranjito – Espanha (1982) A primeira fruta a ser utilizada como um mascote foi uma Laranja. Naranjito, nada mais significa do que Laranjinha. A Espanha “quebrou” a série de crianças como mascotes e investiu numa laranja sorridente.
Pique – México (1986) Pique foi o segundo mascote do México para uma Copa do Mundo. Completamente diferente de Juanito, Pique significa picante e trouxe características bem típicas do México, como o sombreiro, o bigode e a culinária bastante apimentada.
Ciao – Itália (1990) Um dos mascotes mais estranhos da Copa do Mundo. Ciao apresentava uma forma um tanto quanto interessante, composto de cubos (que pareciam peças de cubo mágico), o boneco parecia bem instável e pronto para quebrar a qualquer momento.
Striker – Estados Unidos (1994) Striker foi o mascote da Copa