historia da arte
Arte Pré Histórica:
As pinturas eram gravadas nas paredes e nos tetos das cavernas em que os Homens se abrigavam. Consistiam em desenhos de grandes animais, feitos com muito realismo e imitando a natureza. A pintura talvez fosse parte de um ritual para que a caça fosse próspera.
Por serem feitas nas paredes de pedra, essas pinturas são chamadas também de Arte Rupestre.
São formações rochosas misteriosas, arrumadas ou superpostas, atribuídas ao homem do período Neolítico, ou Idade da Pedra Polida.
Menires são blocos de pedras colocados em sentido vertical. Os dólmenes têm formato parecido com uma mesa e eram usados como túmulos coletivos.
O Santuário de Stonehenge, localizado na Inglaterra. De forma circular e mantendo intervalo regular entre as pedras que sustentam rochas horizontais, a formação possui no centro uma espécie de altar. Recentemente pesquisadores encontraram indícios de que Stonehenge tenha sido um local de cura.
Arte Antiga:
A Lei da Frontalidade era a retratação do tronco e olhos das figuras representadas de frente, enquanto a cabeça, os braços e as pernas são vistos de perfil.
A arquitetura egípcia era voltada principalmente para templos e tumbas. De caráter monumental, destacam-se os templos de Luxor e Karnak, construídos na cidade de Tebas. Apesar de possuírem tamanho colossal, são feitos com linhas simples e geométricas.
A pintura egípcia se desenvolve nas paredes e colunas dos templos e mastabas e, nas câmaras funerárias que chamamos de pintura funerária. As pinturas masculinas eram pintadas de vermelho e as femininas de ocre. Gostavam muito de formas simétricas. Os egípcios pintavam também em rolos de pergaminho, que serviam para decorar as câmaras funerárias e caixões. Haviam também as representações de cenas da vida diária que eram ilustrados com pinturas e desenhos, e decoravam os túmulos egípcios.
Suas características gerais são: ausência de três dimensões; ignorância da profundidade; colorido a tinta lisa, sem