Historia da arte
ANAPOLIS, 10 DE NOVEMBRO DE 2012
ANNA LOUISA 8º U
ARTE PRÉ-HISTÓRICA: De acordo com o livro foi através das escavações e muitas pesquisas, arqueólogos descobriram pinturas de 40.000 anos de idade, o que prova que a arte já era utilizada pelo homem há muitos anos atrás e essa arte é chamada de rupestre que significa que é feita nas rochas. Em suas obras os homens pré-históricos registravam sua presença nas cavernas. A arte nas cavernas é considerada a obra-mestra do naturalismo, Arte que se inspirou na natureza. Além de pinturas nas paredes como a vaca saltando sobre uma fileira de cavalos na caverna de Lascaux (França), os artistas também esculpiam como a escultura “Vênus de Willendorf”. E observando as esculturas podemos perceber que os artistas da Pré-História já conheciam as três dimensões, pois eram capazes de retratar a mulher de frente e de perfil, criando formas que se projetam no espaço em todas as dimensões.
ARTE EGÍPCIA- Os egípcios faziam as figuras obedecendo á Lei do Frontalidade, pois acreditavam que com o corpo de frente, a figura poderia receber inteiramente as reverencias e admiração de quem as contemplasse. A arte egípcia era muito colorida, as cores eram escolhidas pelos sacerdotes. O marrom era usado nos corpos masculinos e o rosado nos femininos. A arte, no Egito, estava a serviço da religião e tinha um caráter simbólico, era uma arte tumular. Os egípcios são conhecidos pelas suas pirâmides, as mais populares são Quéops, Miquerinos e Quéfrem. Outra marca deixada pelos egípcios são os Hieróglifos que são os caracteres da escrita egípcia.
ARTE GREGA- de acordo com o autor do livro foram os gregos que trouxeram duas luzes a arte: a da beleza e a da razão. Os gregos eram ótimos artistas que esculpiam em mármore, como foi feita a escultura “O lançador de Disco”. A mitologia grega teve grande influencia nas obras dos gregos, pois eles retratavam o que eles acreditavam, e valorizavam o