historia contemporanea
1RIM
Professor Ubirajara Bernini Ramos
Relatório de História das Relações Internacionais
Módulo D – A Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
Fatores e antecedentes
Conferencia de Versalhes (1919): revanchismo alemão e a radicalização do nacionalismo.
Ascensão do Fascismo: componente militarista, expansionista (na década de 30 a Itália começa a se expandir o que causa o julgamento negativo).
Ascensão do Nazismo: militarização do poder politico; expansionismo.
A crise de 1929: gerou a Grande Depressão, o que serve de desculpa para Hitler ressuscitar a indústria bélica; aumento do nacionalismo.
Limitações da Liga das Nações
Expansionismo:
1931- Japão ataca a Manchúria, que separa da China e se junta com o Japão, formando o Manchukuo;
1935 – Itália ataca a Etiópia (África);
1938 – Anschuluss, que foi a anexação da Áustria à Alemanha, baseando-se na justificativa que também eram povos germânicos. *Questão dos Sudetos: antes parte da Alemanha que foi transferido para a Tchecoslováquia que não queria devolver a Hitler, porem Mussolini, junto com a França e a Inglaterra, organizaram a Conferencia de Munique onde foi decidido passar os Sudetos para Hitler.
Pacto Antikomintern: um pacto criado entre a Itália, a Alemanha e o Japão (Eixo Roma-Berlin-Tokio) protegendo seus interesses em comum caso houvesse um ataque comunista.
1939 – Alemanha faz um pacto com a Rússia, pacto Germano Soviético de não agressão, que foi um acordo secreto onde dividiriam a Polônia depois de conquistada. (Ribentrop-Molotov)
A França e a Inglaterra oferecem garantias a Polônia de que qualquer agressão contra eles seria também uma agressão a França e a Inglaterra.
Questão de Dantzig: a politica de apaziguamento adotada pelas potencias ocidentais mostrava suas deficiências. Hitler voltava-se agora contra a Polônia, Dantzig, um porto no mar bélico que foi retirado da Alemanha na conferencia de Versalhes.
Estopim: dia 1/09/1939 a Alemanha invade a