HISTOLOGIA
O tecido nervoso é formado por células altamente especializadas, responsáveis pelos mecanismos de regulação interna e coordenação.
À medida que evoluíram os animais pluricelulares (metazoários), tornou-se necessária a especialização de grupos celulares que se encarregaram da coordenação funcional. Essa coordenação foi-se desenvolvendo graças a dois tecidos, o endócrino e o nervoso. O primeiro exerce uma ação de longa duração, através dos hormônios. O tecido nervoso, através das terminações nervosas, pode enviar impulsos a todos os órgãos, para uma regulação mais imediata.
O tecido nervoso acha-se distribuído pelo organismo, interligando-se e formando uma rede de comunicações, que constitui o sistema nervoso. Todos os sistemas orgânicos contêm elementos do sistema nervoso que detectam alterações quer no ambiente externo ou interno ou obtém respostas dos órgãos para estes ambientes.
O sistema nervoso é subdividido anatomicamente em: o Sistema nervoso central (SNC): formado pelo encéfalo e medula espinhal o Sistema nervoso periférico (SNP): composto pelos nervos craniais e espinhais, seus gânglios e raízes.
No SNC encontramos duas porções distintas:
∗
Substância cinzenta: formada principalmente pelos corpos celulares dos neurônios e células da glia, contendo também prolongamentos de neurônios;
∗ Substância branca: constituída por prolongamentos de neurônios e células da glia.
Seu nome deve-se à mielina, de coloração esbranquiçada, que envolve os axônios.
Funções do Sistema Nervoso
1. Detectar, transmitir, analisar e utilizar as informações geradas pelos estímulos sensoriais representados por calor, luz, energia mecânica e modificações químicas do ambiente externo e interno.
2. Organizar e coordenar, direta ou indiretamente, o funcionamento de quase todas as funções do organismo, entre as quais as funções motoras, viscerais, endócrinas e psíquicas.
Assim, o sistema nervoso estabiliza as condições intrínsecas do