Histologia
Constituído por células poliédricas justapostas, pouca matriz extracelular, células com grande adesão.
Lâmina basal: separa e prende epitélio ao TC adjacente. Formada por colágeno IV + laminina + proteoglicano. Sintetizada por células epiteliais. Função: estrutural, filtração de moléculas, influência polaridade das células e metabolismo celular, regula proliferação e diferenciação celular.
Lâmina reticular: fibras reticulares associadas à lâmina basal.
Membrana basal: camada situada abaixo de epitélios. Formada pela fusão de 2 lâminas basais ou de 1 lâmina basal com 1 lâmina reticular.
Fibrilas de ancoragem: prendem o tecido epitelial ao TC. Fibrilas de colágeno VII.
Junções intercelulares: estruturas associadas a membrana plasmastica que contribuem para a coesão e a comunicação entre as celulas. A adesão entre células é em parte devido a ação coesiva dos membros de uma família de glicoproteínas transmembranas chamadas caderinas.
Junções de adesão:
Zônula de adesão: circunda toda célula, aderência entre células vizinhas, inserção de filamentos de actina.
Hemidesmossomos: semelhantes ao desmossomo, porem ligam a membrana plasmatica de 1 celula a lamina basal adjacente. Tem estrutura de meio desmossomo, porem as placas de ancoragem contem integrinas. Essas podem agir como receptores de macromoléculas da matriz extracelular.
Desmossmos: estrutura complexa presente na superfície de uma célula e que é sobreposta à célula adjacente. Promovem adesão entre moléculas.
Junções impermeáveis:
Zônula de oclusão: junções + apicais. Forma faixa que circunda toda célula. Adesão das membranas vedando espaço intercelular.
Junções de comnicação:
Junções gap: existem nas membranas laterais. Permitem passagem de moleculas informacionais.
Células epiteliais: Avasculares, dependentes do TC. Só as que estão em contato com a lâmina basal sofrem mitoses. Geralmente são polarizadas (algumas estruturas predominam um pólo, outras em outro).