HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA COMPLETO
1.0 Conceitos
1.1 Histologia
O termo histologia provém do grego “Histos” que significa tecido de telar e “logos” que significa estudo ou aprendizagem. É a disciplina que estuda a organização microscópica dos seres vivos e a maneira de relacionarem-se internamente estrutural e funcionalmente seus componentes individuais. Etimologicamente se conceitua a Histologia como a disciplina que se ocupa do estudo dos tecidos.
Especificamente, a Histologia estuda os tecidos orgânicos: sua microestrutura, como se desenvolvem e quais são as suas funções. A Histologia é uma das ferramentas essenciais para o estudo mais profundo da biologia. Essa ciência estuda os tecidos, principalmente desde o ponto de vista morfológico, ainda que também como enfoque fisiológico, bioquímico e molecular. Os ramos mais importantes da Histologia são a histoquímica, a histofisiologia, a citologia e a histopatologia. 1.2 Embriologia
A Embriologia é a ciência que trata do estudo, da formação e do desenvolvimento dos embriões. Este estudo começa a partir da fertilização do óvulo por parte do espermatozóide, dando lugar a formação do ovo ou zigoto até o momento do nascimento do ser vivo. Uma vez gerada as principais estruturas e órgãos, o embrião passa a chamar-se feto.
Entre as principais contribuições realizadas pela embriologia estão: completar a lacuna existente entre o desenvolvimento pré-natal e a obstetrícia, proporcionar importantes conhecimentos sobre o início da vida humana e das modificações produzidas durante o pré-natal, contribuir com respostas para compreender as causas de certas variações na estrutura humana e explicar as relações anômalas e normais.
1.3 Célula
Célula é a menor unidade de um organismo. As células são autônomas e se comportam como tal. Todos os organismos vivos estão formados por células, e geralmente é aceito que nenhum organismo é um ser vivo se não possui pelo menos uma célula. No referente a outros organismos mais complexos como