Histologia-sistema circulatório
O sistema circulatório, através da distribuição de hormonas e nutrientes para as células e tecido do corpo, e do transporte de produtos resultantes do metabolismo para órgãos excretores, contribui para manter o equilíbrio do meio interno e para integrar o funcionamento do organismo como um todo.
Para que este equilíbrio seja possível é necessário um fluxo contínuo e coordenado do sangue, para que haja renovação das moléculas essenciais ao metabolismo. Este circuito realiza-se da seguinte forma: o sangue arterial (rico em O2) é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração para o interior da aorta. Essa artéria distribui o sangue arterial para todo o corpo, através de inúmeras ramificações. Nos tecidos, o sangue liberta oxigénio e absorve dióxido de carbono. O sangue venoso é rico em CO2, é transportado por veias diversas, que acabam desembocando na veia cava superior e na veia cava inferior. Essas veias levam então o sangue venoso até á aurícula. Daqui, passa para o ventrículo direito e daí é transportado até os pulmões pelas artérias pulmonares. Nos pulmões, o sangue liberta o CO2 e absorve o O2 captado do exterior pelo sistema respiratório. Então, o sangue artéria retorna á aurícula esquerda do coração, transportado pelas veias pulmonares. Da aurícula esquerda, passa para o ventrículo esquerdo e daí é impulsionado para o interior da aorta, reiniciando o circuito.
Imagem 1 – esquema representativo do circuito percorrido pelo sangue (2)
O sistema circulatório abrange o sistema vascular sanguíneo e o sistema vascular linfático. Todo o sistema encontra-se revestido internamente por um epitélio simples pavimentoso originado do mesênquima, o endotélio.
Em geral as celulas endotiliais são poligonais e o seu longo eixo orienta-se na direcçao do fluxo do sangue. O seu citoplasma comtem poucos organelos, representados principalmente por um aparelho de Golgi pequeno, mitocondreas e polirribossomas livres bem como algumas cisternas de