Histologia Animal
É um conjunto de células especializadas, iguais ou diferentes entre si, separadas ou não por líquidos e substâncias intercelulares, que realizam determinada função num organismo multicelular.
Tipos de tecidos:
Tecido Epitelial ou Epitélio Apresenta células bastante unidas e coesas, com pouca ou nenhuma substância intracelular. Suas células têm forte adesão, garantida pela presença de estruturas especializadas, que permitem resistir à tração. Os tecidos epiteliais são avasculares, sendo nutridos por um tecido conjuntivo no qual se apoiam. Na área de contato entre esses dois tecidos, há uma estrutura chamada lâmina basal, constituída por proteínas. Os tecidos epiteliais exercem as seguintes funções: revestimento, absorção, excreção e secreção. Os epitélios de revestimento recobrem superfícies, proporcionando proteção contra dessecação, choques mecânicos, agentes químicos, físicos e microrganismos. Os epitélios podem se relacionar com absorção (como de nutrientes e de gás oxigênio); há também epitélios de secreção, como é o caso das glândulas sudoríparas e sebáceas. O suor é uma modalidade de excreção executada por glândulas sudoríparas, que são constituídas por tecido epitelial.
(DESENHO DO TECIDO EPITELIAL)
Epitélios de revestimento Têm como função recobrir estruturas. Eles podem ser classificados de acordo com diferentes critérios.
Número de camadas Epitélio simples: apresenta uma única camada de células. Estão presentes em locais onde a proteção mecânica não é tão necessária. Ex: revestimento dos alvéolos, do intestino e dos túbulos renais. Epitélio estratificado: apresenta mais de uma camada de células. Tem como função a proteção mecânica do órgão. Ex: revestimento da epiderme e do esôfago. Epitélio pseudoestratificado: tem camada única de células, mas que, por apresentarem tamanho desigual, dão a impressão de possuir mais camadas de células. Ex: revestimento da traqueia.
(DESENHO DAS CAMADAS)
Formato das