HISTOLOG

353 palavras 2 páginas
Como se descobriram os logaritmos
(Uma visão histórica e epistemológica)

História
Tabelas babilônicas com potências sucessivas de determinado número Estas tabelas eram utilizadas para problemas bem específicos, e tinham lacunas de tamanho considerável. Eram semelhantes a nossas tabelas de antilogaritmos. Na Grécia antiga
1.1 Arquimedes estimava grandezas representadas por potências de 10 (por exemplo 1020 representava um número que teria 20 algarismos), o que mais tarde levou à invenção dos logaritmos.
Napier
Com o desenvolvimento da Navegação e da Astronomia, com o renascimento, começava a surgir a necessidade de cálculos muito longos e trabalhosos. John Napier era um teólogo escocês com interesse em computação e trigonometria. Observando seqüências de potências de determinados números, Napier percebeu que as somas e diferenças dos índices das potências correspondiam aos produtos e quocientes das próprias potências. As grandes lacunas que existiam em tais tabelas, preocuparam o matemático, pois poderiam tornar os cálculos que tinha em mente, muito imprecisos. Em 1614 nasce o Mirifici logarithmorum canonis descriptio. No conceito de Napier, não existiam bases dos logaritmos, sendo os princípios de sua obra descritos de forma geométrica, com base 1/e embora ele mesmo não tivesse essa noção. Logaritmo significa número (arithmos) razão (logos). Um ano após a publicação deste trabalho, Henry Briggs visitou Napier e sugeriu modificações do sistema, inclusive a utilização da base 10. Após a morte de Napier, Briggs construiu a primeira tabela de logaritmos comuns, que foi constantemente aperfeiçoada.
Bürgi
Jobst Bürgi, relojoeiro suíço, mais ou menos na mesma época de Napier também criava seus logaritmos, embora a demora em sua publicação fizesse o crédito recair sobre o escocês.
Usos Posteriores Kepler aprovou a criação dos logaritmos, pois a astronomia começava a usar números muito grandes, que teriam seus cálculos grandemente simplificados com esta

Relacionados

  • jornal da imagem
    3366 palavras | 14 páginas
  • Cid 10
    79152 palavras | 317 páginas