HIST RIA
Explicar porque a escolha do hino representou uma vitória popular e da tradição.
Existiam 3 possibilidades para o hino brasileiro: o liberalista, que copiava o da França, mas como não foi o partido vencedor, não foi o escolhido. O positivista, que tinha um pouco do Frances, mas com letra original, e o de Dom Pedro I, o vencedor.
Os positivistas queriam trocar o hino, para nada lembrar o período Brasil Império, mas a população simpatizava e sabia cantar o hino de Dom Pedro I, usado no dia da independência, então a tradição foi mantida e a voz do povo escutada, e esse foi o hino vencedor. Foi a única vez que teve participação ativa da população em algo relacionado a independência.
Comparar a constituição de 1889 com a atual constituição brasileira no que diz respeito ao direito de voto.
A Constituição de 1889 declarava que somente homens, maiores de 21 anos e alfabetizados poderiam votar, ou seja, restringiam o voto, já que grande parte da população não sabia ler, principalmente ex-escravos ou filhos de escravos, além das mulheres, que também não podiam votar.
A atual constituição brasileira declara que podem votar homens, mulheres, alfabetos ou analfabetos, a partir de 16 anos, ou seja, não restringe nenhuma parte da população o direito ao voto. (O voto se torna obrigatório somente a partir dos 18 anos, e analfabetos não são obrigados a votar)
Relacionar o federalismo aos interesses das elites brasileiras após a proclamação da República.
O PRP e PRM (paridos liberais que apoiavam o federalismo),apesar de perderem, continuaram na assembleia (acordo), e para Deodoro da Fonseca, militar, agradá-los e ao mesmo tempo evitar revoltas e ter apoio, cria um federalismo “as avessas”, onde o poder legislativo é da elite (partidos políticos), e os outros poderes são do governo federal, mas o poder legislativo que foi cedido, na verdade é subordinado ao Deodoro, ou seja, é um federalismo só para “fazer cena” para os liberais.