Hist Ria
- A insegurança provocada pelas invasões bárbaras dos séculos IX e X levou os europeus ocidentais a procurar refúgio no campo, caracterizando um processo de ruralização. Isso provocou um enfraquecimento do poder central dos antigos reinos germânicos e ao mesmo tempo, fortaleceu o poder local.
- Essas condições levaram a origem do sistema feudal ou feudalismo, possibilitando transformações no modo de vida das sociedades europeias, As instituições feudais originaram-se de elementos romanos e germânicos.
Da herança romana podemos destacar: •Colonato: É um sistema de trabalho em que escravos e plebeus pobres passaram a trabalhar como colonos para um grande Senhor de terra. O grande proprietário oferecia terra e proteção aos colonos. Com isso foram criadas as vilas (unidades econômicas) com produção agropastoril destinada ao autoconsumo. As cidades perderam importância devido ao surgimento das vilas; •Fragmentação Política: No final do período imperial, a administração romana não tinha condições de impor
Da herança germânica destacam-se:
•Economia agropastoril: A base da economia germânica era a agricultura e a criação de animais, sem a preocupação de produzir excedentes para a comercialização; •Comitatus: Instituição social que estabelecia laços de fidelidade entre o chefe militar e seus guerreiros; •Beneficium: Os chefes militares germânicos costumavam recompensar seus guerreiros concedendo-lhes possessões de terra, que foram chamadas mais tarde de feudos (Feudo=Terra). Em troca, o beneficiado oferecia fidelidade, trabalho e ajuda militar ao senhor.
E assim, em decorrência da decadência do Império Romano do
Ocidente e das invasões bárbaras, surgiram vários reinos bárbaros de duração efêmera, que apresentavam características oriundas da civilização romana e da civilização germânica. A sociedade feudal era composta da seguinte maneira: A sociedade feudal era rigidamente hierarquizada, dividida em três grupos