HIST RIA DOS MUSEUS NO BRASIL
O surgimento Das primeiras instituições museológicas no Brasil foi no sec. XIX. Entre as iniciativas culturais de D. João VI está a criação, em 1818, do museu Real , atual museu Nacional , que se formou em uma pequena coleção de história natural doada pelo monarca. Por um longo período, o museu manteve uma atuação modesta adquirindo seu caráter somente no final do século XIX. Na metade do sec. XVIII, foram criados os museus do Exército (1864), da Marinha (1868), do Paranaense (1876) do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (1894).
Em 1917 teve a inauguração da bolsa do cafre, em um salão alugado, pois sua obra teve seu termino apenas em 1922 construído no prédio mais rico de nossas historias em Santos.
Os museus antes que era visto como um santuários discreto, raros agora abrem-se largamente para as novas classes sociais que antes os ignorava completamente Ao Museu de hoje, compete a missão de despertar esses valores, fazendo com que povo sinta a necessidade de valorizá-los, devido a sua importância para completa realização do mesmo. O Museu toma uma nova feição, atuando como órgão educativo e didático, mesmo como centro de investigação. O Museu não deve estar, simplesmente, associado à ideia de tarefa educativa ou de trabalho científico, mas deve representar uma mistura de três componentes: trabalho educativo, documentação e apresentação.
Para o ICOM (Comissão Internacional para a Museologia da UNESCO), os Museus têm por fim, agrupar, conservar, estudar, expor para fins educativos, exame e estudo, e de prazer e animar com coleções de bens culturais ou naturais.
Situação atual dos museus
Ultimamente o povo brasileiro esta desleixado na parte de cultura muitas pessoas não se interessa mais pela historia brasileira, pois hoje em dia e raro ver pessoas q vão ao museu, através disso a situação dos museus ultimamente não é uma das melhores pois muitos museus estão sendo abandonados. Na questão de conteúdo alguns estão bem, mas