Hist Ria De Goi Nia
História de Goiana - Resumo histórico de Goiana
Goiânia já nasceu capital e sua região metropolitana, com 11 municípios, abriga hoje uma população de 2.150.097 habitantes. A capital do estado de Goiás foi idealizada pelo médico Pedro Ludovico Teixeira e o seu traçado planejado pelo arquiteto Atílio Correia Lima e pelo engenheiro Armando Augusto de Godói, no ano de 1934. É uma cidade que foi previamente planejada, assim como Belo Horizonte e Brasília. O nome "Goiânia" foi escolhido através de um concurso cujo vencedor foi o professor Alfredo de Castro, que atendia pelo pseudônimo de Caramuru. Foi utilizado pela primeira vez em 2 de agosto de 1935.
A primeira capital foi Vila Boa, atual Cidade de Goiás (que recentemente recebeu da UNESCO o título de Patrimônio da Humanidade), à época escolhida para capital de Goiás por suas riquezas auríferas. Mais tarde, entretanto, ficou constatado que a criação de gado e a agricultura representavam papel importante no desenvolvimento do estado, daí a necessidade de mudança da capital em atenção aos interesses econômicos do estado.
A mudança se deu durante o governo do Dr. Pedro Ludovico Teixeira que, em outubro de 1933 fez lançar a pedra fundamental da nova capital na região de Campinas, atual bairro de Goiânia. Em 23 de março de 1937 foi assinado o decreto n° 1.816, transferindo definitivamente a capital de Vila Boa para Goiânia, mas a solenidade oficial aconteceu somente em 5 de julho de 1942. Na década de 60, a capital federal foi transferida do Rio de Janeiro para o coração do cerrado brasileiro, trazendo um grande surto de desenvolvimento para Goiânia, que fica a menos de 200 quilômetros de Brasília.
Goiânia é uma cidade moderna, localizada bem no centro do país, próxima à capital federal e a menos de 1000 km de São Paulo. Está ligada aos principais centros do país por uma moderna malha rodoviária e por todas as companhias de transporte aéreo. É uma cidade bem cuidada, com ruas arborizadas e