Hipertireoidismo e hipotireroidismo
1731 palavras
7 páginas
Faculdade Pio DécimoTecnólogo em Segurança no Trabalho
JOSÉ GUILHERME DE CARVALHO CRUZ
MÔNICA DE OLIVEIRA CARDOSO
HIPOTIREOIDISMO E HIPERTIREOIDISMO
ARACAJU
2011
JOSÉ GUILHERME DE CARVALHO CRUZ
MÔNICA DE OLIVEIRA CARDOSO
HIPOTIREOIDISMO E HIPERTIREOIDISMO
ARACAJU 2011
Hipotireoidismo e Hipertireoidismo
[pic]
A tireóide, que se localiza no pescoço é uma glândula endócrina muito importante para o funcionamento harmônico do organismo, libera dois hormônios essenciais para o bom funcionamento do organismo, o T3 (tri-iodotironina) e o T4 (tiroxina). Eles regulam a velocidade do metabolismo e interferem no desempenho de órgãos importantes, como o coração, rins e também no ciclo menstrual.
[pic]
Os principais distúrbios da tireóide são hipotireoidismo, a baixa ou nenhuma produção de hormônios, e o hipertireoidismo, a produção excessiva de hormônios, doença que são mais constantes nas mulheres do que nos homens.
Sintomas da hipotireoidismo: cansaço, depressão, adinamia (falta de iniciativa), pele seca e fria, prisão de ventre, diminuição da freqüência cardíaca, decréscimo da atividade cerebral, voz mais grossa como a de um disco em baixa rotação, mixedema( inchaço duro), diminuição de apetite, sonolência, reflexos mais vagarosos, intolerância ao frio e alterações menstruais e na potência e libido dos homens.
Sintomas do hipertireoidismo: hiperativação do metabolismo, nervosismo e irritação, insônia, aumento da freqüência cardíaca, intolerância ao calor, sudorose abundante, taquicardia, perda de peso resultante de queima de músculos e proteínas, tremores, olhos saltados, bócio e comprometimento da capacidade de tomar decisões equilibradas.
Causas:
a) Hipotireoidismo
- Tireoidite de Hashimoto, uma doença auto imune que provoca a redução gradativa da glândula;
- Falta ou excesso de iodo na dieta.
b) Hipertireoidismo
- Doença de Graves, doença hereditária que se