Hipertensãogestacional

2094 palavras 9 páginas
Hipertensão Gestacional

Elevação da pressão arterial (PA>140X90), após a 20ª semana de gestação em pacientes sem história prévia de hipertensão arterial e sem proteinúria.

Medidas de prevenção:

- Reduzir intervalo entre consultas (máximos sete dias).
- Alertar sobre sintomas relacionados à hipertensão como cefaléia, distúrbios visuais ou dor epigástrica.
- Pesquisar proteinúria (fita) em todas as consultas. Caso tenha proteinúria positiva: encaminhamento imediato para pronto socorro da maternidade de referência para alto risco.
- Mudança de peso (se a pessoa estiver acima do peso deve reduzi-lo, manter-se firme na dieta até alcançar o peso apropriado para a sua idade, sexo e altura), dieta e estilo de vida podem ajudar a administrar a pressão arterial;

- evitar adicionar sal à comida e diminuir a ingestão de alimentos ricos em sódio;

- o álcool deve ser evitado. O consumo de bebida alcoólica pode aumentar a pressão sanguínea e interagir com os medicamentos para a pressão arterial;

- comparecer as consultas de pré-natal;

- o hábito de fumar cigarros não é uma causa da hipertensão, mas as pessoas que tem hipertensão e fumam correm o risco de desenvolver complicações.

Todo o acompanhamento visa levar a gravidez o mais segura possível até o parto. Por isso é particularmente grave quando a doença, mesmo a pré-eclâmpsia, ocorre antes da 28ª semana de gravidez. Portanto, o profissional de saúde, além de identificar e tratar pacientes com hipertensão, devem promover um estilo de vida saudável e de estratégias. Por isso, se você está pensando em ser mãe não deixe de ter todo o acompanhamento médico preventivo necessário.

Pré- Eclampsia

Hipertensão gestacional associada a edema e proteinúria significativa (+ em fita ou 1,0 g em amostra isolada ou 300,0 mg em urina de 24 horas), após a 20ª semana de gestação.

Prevenção secundária:
Uso de AAS em baixas doses (100 mg por dia):
• Levando-se em conta que estudo de metanálise identifica uma redução de 10%

Relacionados