Hipertensão social e a atuação do serviço
695 palavras
3 páginas
Atualmente existem sete projetos em execução na instituição, que são: Saúde da Mulher, Planejamento Familiar, Prevenção DST, Saúde da Criança, Apoio a Alcoólicos e Familiares, Saúde do Trabalho, Saúde Bucal. Além de todos esses projetos ainda tem acompanhamento aos leitos, abordagem social no repouso, atendimento individual, solicitação de saída de ambulância da unidade, contato com acompanhante, contato telefônico com ambulância do bairro, e com a família, contato individual com outras instituições, encaminhamentos internos/ externos, orientação contato intersetorial na instituição, orientação em caso de óbito, visitas domiciliares, assessorias e reuniões com preparação de relatórios. O Serviço Social também atende as demandas espontâneas, que se manifestam diariamente no hospital, orientando quanto aos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários. A importância da atuação do Serviço Social consiste no atendimento aos usuários que procuram a instituição para esclarecimento/orientação de seus direitos. O Serviço Social atende as demandas apresentadas pelos usuários da instituição.
Sumário da proposta
O presente projeto tem como objetivo conscientizar a população de forma geral da necessidade de cuidar e tratar a pressão arterial. A hipertensão é uma doença comum, que atinge cerca de 15 a 205 da população brasileira. Muitas pessoas nem sabem que tem pressão alta, pois, o organismo acostuma-se com os níveis elevados, que, contudo, vão comprometendo um silêncio órgãos como o coração, rins, cérebro e olhos. Mas, dá para evitar esse quadro e até prevenir o aparecimento da hipertensão.
Fatores de risco
A hipertensão arterial pode ou não surgir em qualquer indivíduo, em qualquer época de sua vida, mas algumas situações aumentam o risco. Dentro dos grupos de pessoas que apresentam estas situações, um maior número de indivíduos será hipertenso. Como nem todos terão hipertensão, mas o risco é maior, estas situações são chamadas