Hipermnésia e Amnésia Senil Benigna
Hipermnésia
A hipermnésia refere-se a uma capacidade excessiva de memória. Ocorre hipermnésia quando lembranças banais são evocadas com vivacidade e precisão que normalmente o indivíduo não teria, ou que normalmente não surgem na consciência. A hipermnésia pode ser observada em alguns estados orgânicos, no caso de afecções febris toxi-infecciosas ou feridas que afetam o cérebro . Podendo ocorrer lembranças da infância ou de fatos que o indivíduo não tinha consciência de sua existência.A estimulação hipnótica também pode causar hipermnésia , onde algumas recordações complexas do indivíduo são evocadas com exatidão.
Em alguns casos, os indivíduos conseguem recordar com exatidão o que e que horas almoçaram há muitos meses atrás, bem como decorar uma grande lista de números e recitá-la. Nela não existe aumento de memória, mas na verdade, uma maior facilidade na evocação de elementos mnêmicos, normalmente ligados a períodos, eventualidades específicas ou experiências com forte carga emocional. Existem vários graus de hipermnésia, dentre eles os principais são hipermnésiacontriving, caracterizado pela repetição exaustiva de frases, músicas e palavras; e a hipermnésiaafectiva, onde a característica principal é a evocação de lembranças ligadas à experiências infelizes ou traumáticas com maior intensidade e frequência.
Uma curiosidade deste tipo de comportamento é que ele pode ocorrer quando a pessoa se defronta com situações extremamente ameaçadoras á sobrevivência, ou em estados precedentes à morte. Na literatura psiquiátrica, há algumas referências de casos onde a pessoa se recorda, em poucos instantes, de todos os acontecimentos da vida com absoluta clareza.
Os sintomas mais comuns da hipermnésia são a capacidade de recordar fatos antigos com bastante vivacidade e exatidão, evocação de lembranças de forma compulsiva e desnecessária e facilidade para recordar datas, nomes e números complexos. O diagnóstico é feito através da