hip hop
O hip-hop emergiu nos EUA, na década de 70, nos subúrbios negros de Nova Iorque (como Bronx, Harlem, Brooklyn). Estes subúrbios, enfrentaram todo tipo de problemas: pobreza, violência, racismo, tráfico, carências de infra-estrutura, de educação, etc. Os jovens encontravam na rua o único espaço para o lazer, e geralmente entravam num sistema de gangs(grupos) (alguns formando parte de alguma das gangs, ou fora delas, mas sempre conhecendo os territórios e as regras impostas por elas), as quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial. Neste contexto nasciam diferentes manifestações artísticas de rua: música, dança, poesia, pintura. Os vários DJ’s observaram e participaram destas expressões de rua, e começaram a organizar festas nas quais estas manifestações incluíam-se.
Em Novembro de 1973 foi criada a Zulu Nation, cuja primeira sede estava situada no bairro do Bronx (New York). A Zulu Nation é uma ONG que tem como objectivo acabar com os vários problemas dos jovens dos subúrbios, especialmente com o problema da violência. Começaram a organizar “batalhas” (disputas)não violentas entre gangs com um objectivo pacificador. As batalhas consistiam em uma competição artística de duelos entre MC´s. Nascia assim o hip-hop, composto pelos seus 4 elementos originais:
1- DJ (disc-jockey): O homem que fornece as batidas para o MC rimar.
2- MC (master of ceremonies): mestre-de-cerimónias, o rapper
3- B boy: quem dança “break dance” ou faz “b-boying”
4- Grafitti.: Um género de expressão artística do Hip Hop que tem como foco a pintura como forma de expressar mensagens positivas(não confundam com pixação isso é outra coisa).
Hip-hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É uma espécie de cultura das ruas ,um movimento de reivindicação de espaço e voz das