Hinos ccb
Hypertext Markup Language (HTML)
Parte I - Básico
by Mauricio Tanizaka - 2000
I. Características Gerais do HTML
Documentos HTML são arquivos escritos em ASCII - texto.
Podem ser criados em qualquer editor de texto ( vi, emacs, edit, notepad)
Existem editores específicos para várias plataformas
Existem conversores de vários formatos, por exemplo, doc para html
A unidade mínima de informação é a "página"
Há diferenças entre os diversos clientes Web, de forma que nem todas as marcações e seus correspondentes recursos são suportadas por todos eles. Quando um cliente não entende uma determinada marcação, ele simplesmente a ignora. Ao criar um documento, é importante testá-lo com vários clientes.
Você pode visualizar um documento que esteja criando com NCSA Mosaic (ou qualquer outro cliente Web). Basta abrí-lo com o comando Open Local File disponível na opção File do menu.
HTML utiliza marcações específicas e distintas para dizer ao Web browser como exibir o documento.
lmpotante: HTML não faz diferença entre maiúsculas e minúsculas (não é "case sensitive'). Então a notação é equivalente a ou .
Como são as Marcações HTML?
As marcações do HTML - tags - consistem do sinal () ("maior que").
De um modo geral, as tags aparecem em pares, por exemplo, Cabeçalho. O símbolo que termina uma determinada marcação é igual aquele que a inicia, antecedido por uma barra (/) e precedido pelo texto referente.
No exemplo, avisa ao cliente Web para iniciar a formatação do primeiro nível de cabeçalho e avisa que o cabeçalho acabou.
Há excessões a esse funcionamento em pares das marcações. Por exemplo, a que indica um final de parágrafo: . Não necessita de uma correspondente: . A marcação que indica quebra de linha - - também não precisa de uma correspondente, e outras tais como e .
Exemplos de Marcações
A notação: (e a correspondente ), especificam o título de um documento.
A